Notícia

A longevidade da biotecnologia depende de você.

21.dez.2018 | Sobre Clima

O Brasil é um país de dimensões continentais que vem aprimorando cada vez mais a agricultura, alguns chegam a considerar que ele seria o celeiro do mundo. Ao mesmo tempo que a agricultura vem crescendo, com ela crescem os desafios. Como produzir mais com menos? Como recuperar áreas degradadas? Entre outras questões, o que implica em uma série de estudos, de clima, solo, cultivares, buscando garantir  uma agricultura sustentável (econômica, social e ambientalmente).

O clima é um elemento considerado nesta equação. O brasil possui um clima tropical,  que permite o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, com a maximização da produção.Devido ao clima é possível cultivar duas safras por ano, isto maximiza a produtividade, entretanto ocasiona o aumento de plantas daninhas, de insetos e outras doenças que atingem as lavouras, tornando-se o principal desafio.

Neste contexto, para ajudar os agricultores a superarem plantas daninhas, insetos e outras doenças cada vez mais tem se investido em biotecnologia.. O tripé “biotecnologia + germoplasma + manejo integrado” trouxe um novo horizonte a agricultura brasileira, permitindo que  a regiões que antes não tinham tradições com o cultivo de soja, por exemplo, passassem a produzir.. O resultado disso é comprovado por números. De acordo com a consultoria Agroconsult, a taxa de adoção da biotecnologia chega a 92,3% para soja no país.

De acordo com a consultoria Kleffmann Group, na safra 2017/2018, 34 milhões de hectares de soja foram plantados no Brasil e levaram o país a assumir a liderança na exportação da oleaginosa. As projeções para o ciclo 2018/2019 são positivas, indicando que o Brasil irá superar os Estados Unidos e se tornas o maior produtor de soja do mundo.

Estas informações e pesquisas comprovam a importância da biotecnologia para a agricultura, entretanto, não devemos apreciar apenas estes números, precisamos de comprometimento, pois a biotecnologia exige manutenção e bom uso, para que mantenha-se eficaz.

Ao valorizar os benefícios proporcionados pela biotecnologia, estamos adotando Boas Práticas Agronômicas, fazendo o uso sustentável da tecnologia e, consequentemente, evitando perdas econômicas.

Entre as técnicas de manejo recomendadas estão:

  • Dessecação antecipada;
  • Uso de semente certificada;
  • Tratamento de sementes;
  • Adoção de áreas de refúgio;
  • Controle de plantas daninhas; e,
  • Monitoramento de pragas.

Estas práticas contribuem de forma significativa para retardar a evolução da resistência de pragas e ajudam a proteção e manutenção da produtividade.

E aí, vamos manter contato?

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades sobre a FT Sementes.

Contato

Av. Newton Slaviero | 2602
Bairro Cará-Cará | Ponta Grossa | PR
+55 (42) 3229.3399

Siga-nos no

Siga-nos no